OFICINA: 19 DE MAIO DE 2009
AMARRAÇÃO TEÓRICA – PRÁTICA – TP3
LEITURA – ESCRITA – REFLEXÃO
GENEROS TEXTUAIS
LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS
TEMA: TRABALHO, desmistificando preconceitos
ESFORÇO FÍSICO, ESPORTIVO, CULTURAL E INTELECTUAL
TIPOS TEXTUAIS
RELAÇÃO – GÊNERO E TIPO TEXTUAL
OBJETIVOS PRÁTICOS: REFLETIR E AMPLIAR A VISÃO DE MUNDO DOS ALUNOS (A PARTIR DA PRÁTICA E ESTUDO TEXTUAL, DIFERENCIANDO E INTER-RELACIONANDO GÊNEROS TEXTUAIS DE TIPOS TEXTUAIS); COMO BASE E FORMA PARA A AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS E TEXTUAIS.
1º Em primeiro momento – práticas e estudos dos gêneros textuais
2º Tipologia textual e suas formas seqüências
3º Inter-relação entre as seqüências tipológicas e os gêneros textuais
ASPECTOS PARA PRODUÇÃO TEXTUAL COM BASE NA CONCEPÇÃO SOCIO INTERACIONAL:
· INTERGENERICIDADE: Os gêneros se fundem entre si, interpenetram-se e constituem novos gêneros: O gênero epígrafe, por exemplo, pode ser constituído de um poema, frase ou conto
· HETEROGENEIDADE TIPOLÓGICA: Um gênero com a presença de vários tipos textuais: O gênero conto pode abordar em seu bojo, além das seqüências tipológicas narrativas, tipologias argumentativas, descritivas etc.
· INTERTEXTUALIDADE: Um texto resgata textos anteriores (conteúdo ou tipologia). Pode ser explícita, quando há citação da fonte, ou; implícita, cabendo ao leitor fazer a recuperação intertextual da fonte para construir sentido do texto. Exemplos, publicidades, humor, canções
· SUPORTES: Locais onde os gêneros são veiculados, como um jornal, revista, livro etc. O suporte não determina o gênero, mas esse exige u suporte especial
· MECANISMOS LINGUÍSTICOS: Marcas mais ou menos estereotipadas identificáveis em cada gênero. São marcas, muitas vezes, historicamente construídas com características próprias, tanto na fala quanto na escrita. Ex. “Era uma vez” (abertura narrativa”), “Prezado amigo” (começo de uma carta), etc.
· DOMÍNIOS DISCUSIVOS: Contextos e situações (cenários) para as práticas sociais e discursivas.
ATIVIDADES
TRABALHO EM GRUPO
· Sintetizar (em transparência ou outra forma de apresentação) as propostas de trabalho com os alunos apresentadas nas unidades da TP3;
· Recriar uma proposta textual que contemple:
a) O conhecimento de mundo do aluno
b) Os explícitos textuais
c) As inferências
d) Intertextualidade
e) Sistematização e amarração, gênero e tipologia textual
· Apresentar e comentar, alguns aspectos importantes dos tópicos: “Ampliando nossas referências”, págs. 45 - 129
GRUPO 1 – Unidade 9
GRUPO 2 – Unidade 10
GRUPO 3 – Unidade 11
GRUPO 4 – Unidade 12
Bendita paz interior.
Há 11 anos
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